Lost acabou. Longa vida a LOST.
Desde o mês passado, milhões de fãs em todo o mundo se tornaram órfãos, após o final daquela que se tornou a mais comentada série em toda a história da televisão. Só que o episódio final aparentemente NÃO responde a todas as questões, e ainda por cima pode deixar a alguns espectadores a sensação de que as principais perguntas pode ter ficado sem resposta. Assim, e para tentar jogar alguma luz sobre o fim de LOST, seguem abaixo algumas considerações sobre a conclusão da trama que talvez ajude nestas discussões.
ATENÇÃO, CONTEM SPOILERS PRA QUEM AINDA NÃO VIU O FINAL DA SÉRIE. Aí estão elas:
- Dentre as várias teorias sobre o que seria a ilha, três me pareceriam ser as mais possíveis: a de ser ela um purgatório, uma nave espacial ou o “espírito da Terra”. Com os últimos EPs, me parece que esta última teoria se provou ser a mais correta.
- Sobre as cenas da tal “realidade alternativa”, o último episódio nos mostra que estas cenas NÃO eram de uma realidade alternativa, mas sim eram um “flash forward espiritual” do Jack. Explico: os eventos que aconteceram na ilha realmente aconteceram (como o próprio pai de Jack falou no EP), e o término da reunião final dos personagens na tal realidade alternativa (com o pai de JAck abrindo as portas para a luz) demonstra claramente que aqueles eventos faziam parte de um “caminho final” que Jack tinha que percorrer para seguir com sua existência em outra vida.
- Ainda sobre essas cenas “espirituais”, segundo o espiritismo e o budismo existe um período pós-morte em que o falecido ajustaria as questões de sua vida passada, para que então pudesse seguir em sua caminhada pelas próximas existências. Isso ficou muito claro nestas cenas da (até aqui) realidade alternativa, e assim elas mostram que Jack morreu em paz.
- Por outro lado, e ao contrário do que alguns sites tem afirmado categoricamente, devemos entender duas possibildades para os personagens que aparecem nessa realidade alternativa: ou eles NÃO SÃO reais, sendo apenas manifestações da própria consciência de Jack em seu estado pós-morte, ou eles SERIAM reais, e se encontrariam portanto num momento muito posterior à morte de Jack. Cabe a cada um escolher a teoria que achar melhor (eu ficcaria com a primeira, mais lógica à luz das teorias de religiões, mas devido aos flashes que cada personagem teve sou obrigado a ficar com a segunda).
- Ficou claro, nos últimos EPs, que o piloto Lapidus só sobreviveu pra conduzir o avião, o que pra mim foi o ponto mais fraco deste final.
- No especial que a AXN exibiu antes do EP final, o Michael “Ben Linus” Emerson fez uma observação que merece ser verificada: a de que seu personagem provavelmente foi o mais ESPANCADO na história da TV. Acho bem provável que tenha sido mesmo…
- As principais questões que ficaram em aberto foram o reencontro de Desmond com Penny (que pra mim fizeram a mais bonita história de amor da série), o destino de Michael e Walt e o que ocorrerá com os sobreviventes. Bem, devemos ter estas respostas, sim, na série completa que sairá em DVD e Blu-ray em agosto (marketing, marketing, marketing…).
- A frase mais bonita do último EP, e que pra mim é a mais forte de toda a série, é dita justamente pelo pai do Jack: “Ninguém morre sozinho”…
- Enfim, olhando pra série como um todo, fica claro que LOST é a história da busca de Jack por paz, por redenção, e nesse trajeto ele se tornou o herói clássico mitológico, sempre salvando a inúmeras pessoas sem buscar glórias ou reconhecimento. E essa gratidão de todos por ele é o que assegurará a ele a paz que tanto procura.
A propósito, pra quem quer vier os finais alternativos de Lost, bem, seguem abaixo algumas versões, ahn, não oficiais… rsrsrs…
Pra finalizar, duas coisas:
- Vi uma ótima ontem no Facebook: Relacionamentos são como assistir LOST: começam com muitas perguntas, e acabam sem resposta nenhuma…rsrsrs…
- Pra quem quer assistir à íntegra do show do Jimmy Knievel com o elenco de LOST, feita antes da exibição do EP final, digite no Youtube: Jimmy Kimmel “Aloha to Lost Special – FULL” e veja-os na ordem. A propósito, num momento deste show o Nestor “Richard Alpert” Carbonell esclarece um dos grandes mistérios de LOST: ele NÃO usa delineador!!!
Enfim, LOST ainda dará o que falar por algum tempo, mas o que ficará pra sempre é o carinho e a curiosidade de tantos fãs deste que pode ser considerado um divisor de águas na forma de se fazer uma série de TV…
Nenhum comentário:
Postar um comentário